08 abril 2008

Esta toca-me em especial


A fábrica de componentes automóveis Delphi, uma multinacional americana, vai fechar em Ponte de Sor, deixando no desemprego mais de 400 (quatrocentos) trabalhadores, quase todos a rondar os cinquenta anos. Esta fábrica é o maior empregador privado do distrito de Portalegre e está no concelho há mais de 25 anos. Trabalham lá muitos naturais da cidade mas também uma grande parcela é de outras cidades e vilas do distrito, bem como das Beiras e do Alentejo.

Eu na minha juventude ainda preenchi a ficha de candidatura para admissão. Depois fui para a tropa e nunca fui chamado a testes. Mas tenho lá 3 primos meus a trabalhar, todos com mais de 50 anos.... A vida vai estar difícil para todos. Mas a mim preocupa-me a maneira como vão, os que têm filhos na universidade, conseguir manter a sua vida. A idade já se sabe como é contabilizada, ainda por cima num concelho do interior, rural e sem grandes saídas. O subsídio de desemprego não vai chegar para tudo e ao fim do prazo estabelecido por lei, ainda é cedo para a pré-reforma, quanto mais para a reforma. A nível de despesas com alimentação ainda se consegue equilibrar o orçamento com o que se consegue cultivar na horta. O resto vai andar à mingua. É a triste realidade da globalização desenfreada e do lucro fácil, com as pessoas a sofrer na pele a estatística real da oferta/procura.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ALMAMATER disse...

toz

quando se experimentou a indecisão, a fragilidade da vida quando nos sentimos fortes, sabemos dar valor à Dor, ao Desespero de quem vive como um bom cidadão, correcto, honesto, que apenas pensa em dar o melhor aos seus porque sempre agiu nesse sentido, lutando.

outros há que saberão dessas coisas porque também são sensíveis.

mas os primeiros vivem-no como se fosse algo seu que lhe estivesse a ser roubado.

bjs também pela sensibilidade, alma